Bamako, Mali (PANA) - Três trabalhadores chineses da construtora COVEC, sequestrados a 17 de julho último, no eixo Nara-Kwala, na região de Koulikoro, no noroeste do Mali, foram libertos, anunciou segunda-feira um comunicado de imprensa da Presidência do Mali.
Segundo o comunicado, a libertação destes cidadãos chineses foi possível graças aos esforços conjuntos das Forças de Defesa e Segurança, das Forças Especiais e dos serviços de inteligência, que beneficiaram muito dum apoio e de uma cobertura de helicópteros de tipo MI 171, recentemente adquiridos pela Força Aérea.
“Ao saudar a coragem dos três ex-reféns, o Presidente da Transição do Mali, o coronel Assimi Goita, felicita também as forças armadas pelo seu profissionalismo”, sublinha o comunicado de imprensa.
O chefe do Estado maliano reiterou a “firme vontade" das autoridades do Mali de obter a libertação de todos os reféns no território nacional.
A libertação dos ex-reféns de nacionalidade chinesa ocorre três semanas depois de a duma irmã católica colombiana, Gloria Cécilia Narvaez, sequestrada durante quatro anos e oito meses por jihadistas, em Karangasso, na região de Koutiala (sul do Mali), e libertada a 9 de outubro último, lembra-se.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 2nov2021