Agência Panafricana de Notícias

Treinador dos Super Águias instado a explicar-se sobre eliminação da Nigéria do CAN de 2012

Lagos, Nigéria (PANA) – A Federação Nigeriana de Futebol (NFF) enviou um pedido de explicações ao treinador da seleção nacional (Super Águias), Samson Siasia, sobre a não qualificação da equipa para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2012.

A Nigéria empatou (2-2) com a Guiné em casa durante o seu último jogo do Grupo B este sábado em Abuja, o que provocou a sua eliminação do torneio continental do próximo ano.

Os Super Águias deviam vencer a Guiné por 1-0 no mínimo ou por dois golos (se a Guiné tivesse inscrito um golo) para liderar o seu grupo.

Mas, o golo do empate da Guiné aniquilou as possibilidades dos Super Águias, que perderam igualmente várias ocasiões de inscrever golos durante o jogo.

Segundo a imprensa local desta segunda-feira, Siasia tem 48 horas para se explicar sobre a má atuação da equipa.

A decisão de enviar este pedido de explicação ao treinador da equipa nacional foi tomada durante uma reunião de emergência da Comissão Técnica da NFF, convocada pelo presidente da Federação, Aminu Maigari.

Os adeptos nigerianos furiosos descontrolaram-se após o jogo, lançando contra os « Águias » tudo o que eles tinham ao seu alcance.

Vários são igualmente os que reclamaram pela demissão do treinador ou pelo seu despedimento.

É pela primeira vez que a Nigéria não se qualifica para o CAN desde 1986.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/IBA/FK/IZ 10out2011