Agência Panafricana de Notícias

Treinador da seleção nacional do Burkina Faso demite-se

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O treinador da equipa nacional de futebol do Burkina Faso, o Franco-alemão Gernot Rohr, anunciou segunda-feira a sua demissão da seleção, a partir de janeiro de 2016, por “razões pessoais”.

Esta decisão ocorre numa altura em que persistem divergências, há vários meses, entre ele e os responsáveis do futebol burkinabe.

« (…) aproveito esta oportunidade para lhes anunciar a minha decisão de deixar o Burkina Faso em janeiro próximo, por razões profissionais e pessoais", escreveu o treinador na sua conta Facebook.

Como legado deixado, Gernot Rohr destaca que um ano de transição vai terminar também para a equipa nacional com a qualificação para as eliminatórias do Mundial de 2018 e a final nos Jogos Pan-africanos de Brazzaville.

Rohr disse que ele foi designado como « embaixador de futebol de 2015 » no seu país, e que fará aproveitar ao futebol local ddoação que acompanha esta distinção.

Gernot Rohr, que substituiu Paul Put, registou, desde a sua chegada, um balanço negativo e a gestão da equipa é julgada não profissional por parte dos seus empregadores.

Apesar desta situação frágil, Rohr conseguiu qualificar a seleção para a fase de grupos das eliminatórias do Mundial de 2018 ao vencer o Benin (1-2, 2-0).

-0- PANA NDT/IS/FK/IZ 21dez2015