Agência Panafricana de Notícias

Treinador cabo-verdiano realça vitória sobre Camarões em eliminatória do CAN 2013

Praia, Cabo Verde (PANA) – O treinador da seleção de futebol de Cabo Verde, Lúcio Antunes, destacou a importância da vitória obtida, sábado, na cidade da Praia, sobre os Camarões 2-0 para a sua equipa se classificar para o Campeonato Africano das Nações (CAN) 2013, mas reconheceu que a eliminatória ainda não está decidida, apurou a PANA na capital cabo-verdiana.

No entanto, Lúcio Antunes ressalvou que, com este resultado, Cabo Verde vai disputar, com mais tranquilidade, a segunda mão de apuramento direto para a fase final do CAN, prevista para 3 de outubro próximo em Yaoundé, a capital camaronesa.

No final da partida referente à primeira mão da terceira e última eliminatória desta competição, o selecionador cabo-verdiano disse que a sua equipa fez uma grande partida de futebol diante de uma das melhores seleções do continente africano.

Lúcio Antunes lembrou que os Camarões eram os "favoritos" antes do jogo realizado no Estádio da Várzea, mas realçou que "Cabo Verde apostou num trabalho de equipa que deu certo".

Ele frisou que Cabo Verde tem vindo a aumentar a sua cotação no mundo do futebol e que esta vitória sobre os Camarões justifica a evolução que tem vindo a ter no ranking da Federação Internacional de Futebol (FIFA), onde ocupa, de acordo com a última classificação, 65ª posição, com 490 pontos.

Já o treinador dos Camarões, Denis Lavgne, reconheceu que Cabo Verde foi a melhor equipa dentro das quatro linhas, alegando que esta última soube tirar proveito dos seus pontos fortes para ficar em vantagem na eliminatória.

No entanto, ele garantiu que a sua equipa vai trabalhar para reverter o resultado no jogo da segunda mão em Yaoundé.

A seleção cabo-verdiana de futebol venceu sábado a equipa dos Camarões por duas bolas a zero em jogo da primeira mão de terceira e última eliminatória para a fase final do CAN 2013.

O primeiro golo da equipa cabo-verdiana foi marcado por Ricardo, aos 16 minutos, na cobrança de um livre na meia esquerda de um ataque cabo-verdiano.

Debaixo de muita chuva, fato inédito em Cabo Verde, Djaniny aos 60 minutos, fez o segundo golo de Cabo Verde para alegria dos milhares de adeptos que no final comemoram efusivamente esta vitória inédita da equipa cabo-verdiana sobre os Camarões, uma potência do futebol africano com várias presenças nas fases finais dos campeonatos do mundo.

-0- PANA CS/DD 09set2012