Treinador “Bubista” assume comando da selecção nacional de futebol de Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - O treinador cabo-verdiano, Pedro Leitão Brito, conhecido no mundo de futebol por “Bubista”, acaba de ser i apresentado como um novo selecionador da equipa nacional de Cabo Verde de futebol, anunciou a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).
Bubista sucedeu ao técnico português, Rui Águas, que, em dezembro de 2019, deixou o cargo para abraçar um novo projeto no Brasil, declarou terça-feira última na cidade da Praia o presidente da FCF, Mário Semedo.
Explicou nessa ocasião que, para a escolha do novo treinador, foram analisados vários aspetos, tendo em conta o perfil previamente definido pela instituição que dirige o futebol cabo-verdiano.
Mário Semedo aproveitou o momento para pedir o apoio dos Cabo-verdianos que, segundo ele, é importante para que a nova equipa técnica possa sentir “forças para enfrentar, com êxito, os novos desafios” que vai ter pela frente, nomeadamente o de estar presente na fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2021 e o de enfrentar a eliminatória para o Mundial 2022.
Instado a justificar o porquê da aposta num selecionador residente, o presidente da FCF respondeu que a equipa federativa acredita nas competências dos residentes, uma vez que, frisou, os maiores resultados da seleção cabo-verdiana foram alcançados por treinadores cabo-verdianos como Óscar Duarte, Lúcio Antunes, entre outros.
Nascido em fevereiro de 1970, Bubista ganhou este sobrenome devido à sua ilha natal (Boa Vista), e a um vasto currículo no mundo de futebol, como jogador e como treinador.
Representou a principal seleção do país por 11 anos consecutivos como capitão, tendo nesta qualidade conquistado a taça Amílcar Cabral em 2000.
Foi o treinador adjunto da equipa técnica comandada por Lúcio Antunes que dirigiu os chamados “Tubarões Azuis” (seleção nacional de futebol) que chegou aos quartos-de-final do CAN 2013, naquela que foi a primeira participação numa fase final da prova máxima do futebol africano a nível de selecções.
Bubista tem a Licença C da Confederação Africana de Futebol (CAF), tendo também participado em cursos de treinador ministrados pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e pela Federação Cabo-verdiana de Futebol, tendo ainda feito um outro curso de coordenador técnico em Portugal.
-0- PANA CS/DD 29jan2020