Agência Panafricana de Notícias

Trégua humanitária da ONU desrespeitada na Líbia

Nova Iorque, Nações Unidas (PANA) – A trégua humanitária de uma semana pedida pela Missão das Nações Unidas na Líbia (MANUL), a partir de segunda-feira, primeiro dia do Ramadão, foi desrespeitada, afirmou o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric.

A Missão onusina solicitou uma trégua em que todos os protagonistas se  comprometessem a cessar as atividades militares, mas o pedido foi desrespeitado, precisou o responsável da ONU, acrescentando que “os combates continuam nos arredores de Trípoli”.

Citado pelo centro de informação das Nações Unidas, Dujarric indicou que a Missão da ONU na Líbia pediu às partes em conflito mais esforços na luta contra o terrorismo, seu inimigo comum, sublinhando que os grupos terroristas vão explorar os combates atuais, em Trípoli, para reforçar a sua presença na Líbia.

A Missão reiterou a sua condenação do ataque perpetrado sexta-feira última, em Sebha (sul), e reivindicado pelo Daech, com um balanço de nove mortos dos quais um civil.

Os parceiros humanitários indicaram que os combates continuam, em Trípoli e arredores, com 104 vítimas das quais 23 mortos, segundo uma fonte médica.

As populações continuam a fugir aos combates e registam hoje 56 mil deslocados, segundo as cifras fornecidas pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A maioria das pessoas deslocadas instalaram-se nas zonas urbanas junto de amigos ou de parentes em casas arrendadas, registando-se atualmente 29 refúgios públicos abertos onde residem três mil deslocados.

-0- PANA YY/IN/TBM/SOC/FK/IZ 07maio2019