Agência Panafricana de Notícias

Transportadoras do serviço público suspendem greve no Quénia

Nairobi, Quénia (PANA) – As operadoras do transporte público no Quénia anularam a sua greve nacional na sequência de discussões com o Governo que permitiram resolver alguns pontos litigiosos.

Esta terça-feira de manhã, os veículos de servico público (PSV, sigla em inglês) começaram a circular de novo nas estradas, sinal de que o boicote lançado pela estrita aplicação das regras de segurança rodoviária foi levantado.

Na segunda-feira, a Polícia e a Autoridade Nacional de Segurança do Transporte começaram a aplicar estritamente as regras, que consistiam, entre outras, em fixar um limitador de velocidade, o porte de uniformes e de passes de identificação para os motoristas e os controladores.

Esta aplicação estrita das regras provocou a detenção de condutores de PSV e de motocicletas (Boda Boda), em infração, nomeadamente, por não porte de capacete para estes últimos.

Mais de três mil infratores foram assim detidos durante a operação de repressão em curso.

O presidente da « Matatu Welfare Association », Dickson Mbugua, declarou esta terça-feira que as operadoras chegaram segunda-feira à noite a um consenso, na sequência das discussões com o secretário principal no Ministério do Interior, Karanja Kibicho.

-0- PANA DJ/MA/NFB/JSG/FK/IZ 13nov2018