Agência Panafricana de Notícias

Transportadora aérea cabo-verdiana suspende operações devido ao Covid-19

 

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Cabo Verde Airlines (CVA) suspende, a partir desta quarta-feira, por pelo menos 30 dias, todas as suas operações devido à pandemia de Covid-19 (coronavírus), apurou a PANA de fonte segura na cidade da Praia.

Num comunicado de imprensa, a companhia aérea nacional de Cabo Verde, gerida pela  islandesa Icelandair, justifica a decisão pela imposição de restrições de viagens, face ao alastramento da pandemia, abragendo todas as rotas da companhia.

No entanto, a transportadora anunciou continuar a dialogar com principais acionistas e autoridades locais para avaliar se é necessário manterem-se voos especiais, humanitários, de repatriamento ou carga.

A medida visa garantir que o arquipélago não fique isolado e que os bens essenciais, como medicamentos, possam ser fornecidos”, lê-se ainda no comunicado.

A decisão segue-se a um anúncio, nesta terça-feira, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, da suspensão, por pelo menos três semanas, de voos provenientes de Portugal, do Brasil, dos Estados Unidos e do Senegal, além da Nigéria, países afetados pela pandemia de Covid-19, que vigora a partir desta quarta-feira.

Estes quatro destinos eram também as últimas rotas que a CVA ainda assegurava, depois de progressivamente, ao longo das últimas semanas, ter cortado voos regulares para Washington (Estados Unidos), mantendo as cidades de Boston (Estados Unidos), nigeriana Lagos (Nigéria), Lisboa (Portugal, a partir da Praia, lê-se na nota.

Também mantém os voos a partir da ilha do Sal (Cabo Verde), e Salvador da Bahia e Porto Alegre (Brasil), para Fortaleza e Recife, neste último país.

Antes disto, a CVA também já não voava para Roma e Milão (Itália), devido à proibição decretada pelo Governo a voos provenientes de Itália.

“As circunstâncias sem precedentes desencadeadas pelo surto do novo coronavírus (Covid-19) representam uma ameaça existencial não apenas para a indústria da aviação e do turismo, mas de maneira geral para a economia e para a conetividade social”, adverte a companhia.

-0- PANA CS/DD 18março2020