Agência Panafricana de Notícias

Transparência InternacionalI condena detenções de jornalistas no Egipto

Dakar , Senegal (PANA) – A Transparência Internacional (TI), organização internacional de luta contra a corrupção,l sediada em Berlim, na Alemanha, condenou os ataques contra jornalistas, a sociedade civil e manifestantes pacíficos no Egipto.

Num comunicado divulgado esta sexta-feira, a TI apelou ao Governo egípcio para pôr termo à violência e libertar todas as pessoas detidas durante as manifestações que visam a demissão do Presidente egípcio Hosni Mubarak, no poder desde há 30 anos.

Segundo o Comité para a Proteção dos Jornalistas (TPI), cerca de 30 jornalistas egípcios e estrangeiros foram capturados ou agredidos nestas últimas 48 horas.

Vários militantes da sociedade civil estão igualmente presos na sequência duma incursão no Centro Hisham Mubarak para os Direitos Humanos, no Centro Egípcio para os Direitos Políticos e Sociais e no Centro Egípcio para o Direito ao Alojamento.

Além disso, a TI pediu ao Governo egípcio para proteger todos os cidadãos que gozam do seu direito elementar à liberdade de expressão e pôr termo às violências e à intimidação.

-0- PANA PR/SEG/FJG/AAS/DD 04fev2011