Agência Panafricana de Notícias

Transparência Internacional lança Prémio da Integridade

Lagos- Nigéria (PANA) -- A organização internacional de luta contra a corrupção, Transparência Internacional (TI), lançou um apelo para a designação de pessoas para o Prémio da Integridade de 2009, indica um comunicado divulgado terça-feira em Lagos.
Este Prémio, que está na sua nona edição, recompensa os indivíduos e organizações que demonstraram coragem exemplar, liderança ou espírito de iniciativa excepcional na luta contra a corrupção particularmente em circunstâncias difíceis.
O Prémio da Integridade foi entregue a indivíduos e organizações da Ásia e de África, da Europa, da América Latina e do Médio Oriente.
Trata-se de jornalistas, advogados, contabilistas, responsáveis governamentais e da sociedade civil que se opuseram à tendência geral para se tornar em exemplos e numa fonte de inspiração na luta contra a corrupção sob todas as suas formas.
Criado em 2000, o Prémio da Integridade visa oferecer cada vez mais reconhecimento e apoio aos que desvendam a corrupção e combatem-na activamente, muitas vezes com riscos e perigos.
Em 2008, a TI honrou David Leigh, um jornalista de investigação do jornal "Guardian" (Reino Unido) e Roman Shleynov, também jornalista investigativo do "Novaya Gazeta" (Rússia) pelos seus inquéritos e pelas suas denúncias de corrupção apesar dos obstáculos burocráticos e do risco de processos judiciais que eles incorrem, por penetrar redes secretas.