Accra, Gana (PANA) – Uma traineira chinesa, o Lu Rong Yuan YU 956, foi multada em um milhão de dólares americanos por ter pescado com redes ilegais nas águas ganenses, noticiou a imprensa local.
O navio pesqueiro foi apreendido no mar com 13,9 toneladas de "pequenos peixes pelágicos” apanhados num só dia, das quais uma proporção importante de pequenos peixes subdimensionados, de acordo com a fonte.
O tamanho das malhas das redes utilizadas pela traineira é inferior ao limite legal autorizado no Gana, e o seu confisco ilustra quão difícil é o desenvolvimento duma pesca sustentável por causa duma pesca ilegal.
O navio foi inspecionado a 16 de junho de 2019, e a Polícia Marítima formulou uma queixa contra o capitão, o chefe mecânico e o segundo capitão chinês, bem como dois membros da tripulação ganenses.
Antes de comparecer perante a comissão de arbitragem, o proprietário do navio aceitou pagar uma multa de um milhão de dólares americanos, ou seja a multa mínima legal em virtude das leis ganenses relativas à pesca.
Segundo a imprensa, as redes de pequenas malhas descobertas a bordo da embarcação, de caráter industrial, mostram que a mesma visava pequenos peixes pelágicos, como a sardinela.
-0- PANA MA/NFB/TBM/FK/DD 15out2019