Gaborone, Botswana (PANA) - Uma nova tragédia de manipulação eleitoral atingiu o Alto Tribunal de Gaborone, capital do Botswana, fazendo recear a perturbação da paz no país.
Vários membros e apoiantes dos partidos da oposição invadiram as instalações do Tribunal, na quinta-feira, para exigir a abertura e inspeção de um camião alegadamente cheio de urnas eleitorais.
O Exército e o Grupo especial de apoio ficaram em alerta por receio de manifestações violentas por parte de militantes descontentes dos partidos da oposição que exigem que o camião seja descarregado.
A saga chega oito dias depois das eleições gerais de 23 de outubro de 2019, no Botswana, e pouco depois do incidente que envolveu o ex-deputado de Ghanzi Noah Salakae, a seguir aos testemunhos de um motorista do distrito de Ghanzi e de um oficial dos serviços de limpeza que expressou suspeitas sobre os boletins de voto.
Segundo denúncias, um camião que transportava urnas eleitorais de Ghanzi North teria sido desviado para Indaba Lodge (em Gaborone), no Tribunal de Gaborone.
O camião foi colocado sob alta vigilância da Polícia do Botswana e da segurança privada. O partido Umbrella for Democratic Change (UDC) também selou a porta do camião com os seus próprios selos de segurança.
-0- PANA MS/VAO/ASA/BEH/DIM/IZ 01nov2019