Agência Panafricana de Notícias

Traficantes camaronês, nigeriana e ivoiriense presos no Senegal

Dakar- Senegal (PANA) -- O Camaronês Victor Suiner, a Nigeriana Sandra Ougoura e o Ivoiriense James Ikem serão julgados pelo Tribunal de Thiès (70 quilómetros de Dakar) por tráfico de droga, multiplicação de dinheiro falso e difusão de imagens e filmes pornográficos, noticiou terça-feira o diário senegalês "L'Observateur".
A Polícia ilibou-os da acusação de burla pela internet que Victor Suiner tinha reconhecido como uma das suas principais fontes de receitas.
No termo de vários dias de investigações, a Polícia operou fez uma busca em casa de Victor Suiner, onde foram apreendidos cocaína, liamba, bem com fotos de notas falsas de 50 euros e frascos de mercúrio.
O traficante revelou que as notas falsas foram gastas na sub-região pela sua companheira, a Nigeriana Sandra Ougoura, que foi detida alguns dias mais tarde na posse de 10 bolinhas de cocaína de que o Ivoiriense James Ikem seria o fornecedor.
Segundo o jornal, os polícias notaram um tráfico intenso de droga dura em Saly, cidade turística a cerca de 80 quilómetros de Dakar, onde o Camaronês, de 35 anos de idade, era o traficante de cocaína mais solicitado.
A 10 de Novembro, dois cidadãos nigerianos, Laurence Elue Sunday e Robert Muebuike, foram condenados em Kaolack (centro do Senegal) a 10 anos de trabalhos forçados por ráfico internacional de cocaína e importação de mercadorias proibidas.
Eles foram condenados ainda a uma multa de 52 milhões e 500 mil francos CFA cada (um dólar americano equivale a 440 francos CFA) , por terem sido presos na posse de 19 bolinhas de cocaína dum valor comercial de 17 milhões de francos CFA.