Tripoli, Líbia (PANA) – A navegação aérea foi suspensa esta sexta-feira no aeroporto de Maitigua, no subúrbio leste de Tripoli, depois da queda de mísseis um dia antes, em violação da trégua proclamada a 12 de janeiro último, soube a PANA de fonte oficial em Tripoli.
Quinta-feira, voos foram suspensos durante algumas horas depois de o aeroporto de Maitigua ter sido visado por tiros de foguetes de tipo Grad, atribuídos ao autoproclamado Exército Nacional líbio liderado pelo marechal Khalifa Haftar.
Nesta sexta-feira, o aeroporto internacional de Maitigua anunciou novamente "a suspensão da navegação aérea até à nova ordem”.
As violações repetidas da trégua foram denunciadas quinta-feira pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), que considera que as mesmas comprometem os esforços de busca duma solução para a crise no país.
O diálogo político líbio, iniciado quarta-feira última em Genebra (Suíça), num cenário de boicote das duas Assembleias dos Representantes (parlamentos líbios), foi chumbado pela fragilidade da trégua e pela contínua violação.
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 28fev2020