Trabalhos do 5.º ciclo da Comissão Militar Mista Líbia iniciam-se a sudoeste de Tripoli
Tripoli, Líbia (PANA) - A quinta sessão do ciclo de reuniões da Comissão Militar Mista Líbia 5 + 5 iniciou os seus trabalhos decorrem desde segunda-feira à noite na cidade de Ghadames, a sudoeste da Líbia, anunciou a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL).
Este encontro, o primeira direto da Comissão, ocorre no território líbio, 10 dias após a assinatura do cessar-fogo permanente na Líbia, a 23 de outubro último, que encerrou a quarta ronda em Genebra (Suíça).
As duas delegações membros da Comissão Militar Mista discutirão numa reunião "os mecanismos para a implementação do acordo de cessar-fogo permanente, incluindo nele a criação de subcomités, bem como mecanismos de controlo e verificação do cessar-fogo", de acordo com a MANUL.
O Comité Militar Conjunto inclui (5 + 5) oficiais superiores que representam, por um lado, o Exército do Governo líbio de União Nacional, e, por outro, o autoproclamado Exército Nacional Líbio (ANL).
No início do dia, os membros do Comité Militar Misto e o chefe da Missão da ONU chegaram à cidade de Ghadames.
Espera-se desta estrutura que prossiga na mesma linha de consenso adotada na última reunião para finalizar os subcomités e aperfeiçoar disposições do acordo de cessar-fogo com vista à sua implementação.
Esta reunião realiza-se apenas alguns dias antes do fórum de diálogo político inter-líbio previsto para 9 de novembro corrente, na Tunísia.
Teoricamente, a mesma estrutura tem como incumbência estabelecer uma nova transição através da nomeação de um novo executivo, determinando a data das eleições e do referendo para a adoção da futura Constituição.
O fórum decorre na presença da representante especial em exercício do Secretário-Geral das Nações Unidas, Stephanie Williams,
-0- PANA BY/TBM/DIM/DD 03novembro2020