Agência Panafricana de Notícias

Trabalhadores tanzanianos manifestam-se contra subida de preços de eletricidade

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) – A principal central sindical da Tanzânia vai organizar manifestações pacíficas em todo o país para protestar contra a decisão do Governo de aumentar os preços de eletricidade em 18,5 porcento a partir de 1 de Janeiro de 2011, anunciaram terça-feira em Dar-es-Salaam dirigentes deste movimento.

"Enquanto trabalhadores, não estamos convencidos da maneira como o Governo e a empresa nacional de abastecimento de eletricidade (TANESCO) decidiram aumentar as tarifas da eletricidade sabendo que muitos de nos vivem na miséria", declarou Nicholas Mgaya, o secretário-geral interino do Congresso dos Sindicatos da Tanzânia (TUCTA).

Mgaya, que não preciosu a data destas manifestações, estimou que as novas tarifas da eletricidade não refletiam a situação económica dos Tanzanianos e que por esta razão, é preciso fazer pressão no Governo para que volte à sua decisão.

Mgaya, qui n'a pas précisé la date de ces manifestations, a estimé que les nouveaux tarifs de l'électricité ne reflètaient pas la situation économique des Tanzaniens et que pour pour cette raison, il faut faire pression sur le gouvernement pour qu'il revienne sur sa décision.

Ele acrescentou que a subida dos custos de exploração da produção de energia na Tanzânia devem-se a uma má planificação e a acordos irrealistas passados pelos responsáveis do Governo com algumas companhias estrangeiras.

O Governo anunciou em Dezembro de 2010 ter aprovado o requerimento da TANESCO de aumentar a fatura dos consumidores para engendrar os 691 biliões e 500 milhões de xelins (um dólar americano equivale a mil e 450 xelins tanzanianos) de que ela necessitou para funcionar sem problemas financeiros qo longo do ano 2010.

-0- PANA AR/SEG/FJG/JSG/MAR/DD 04Jan2011



.