Agência Panafricana de Notícias

Trabalhadores petrolíferos renunciam à greve na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - Os trabalhadores do setor petrolífero da Nigéria decidiram renunciar à greve, nesta quarta-feira, na sequência de uma intervenção do Governo e de outras partes interessadas, segundo um comunicado divulgado pelo porta-voz da União Nacional dos Trabalhadores do Petróleo e do Gás Natural (NUPENG).

Os trabalhadores tinham decidido iniciar uma greve quarta-feira para chamar a atenção para o endividamento de alguns dos seus membros junto de bancos locais.

"Quero assegurar a todos que não precisam de correr atrás de produtos petrolíferos pois há stocks bastantes. O Governo iniciou negociações com a NUPENG, que decidiu suspender sua decisão de greve para melhor conversar com o Executivo", indicou o porta-voz da NUPENG.

A NUPENG ameaçara decretar uma greve geral nacional de tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira, em solidariedade para com a Jetty and Petroleum Tank Farm Owners of Nigeria (JEPTFON), um desmembramento da organização sindical, atualmente em conflito com algumas instituições financeiras.

Uma greve da NUPENG, de que são membros os condutores de camiões-cisternas, teria paralisado a transportação dos produtos destinados aos postos de gasolina e causado uma penúria de combustível.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/CJB/IZ 14março2012