Agência Panafricana de Notícias

Trabalhadores petrolíferos ameaçam greve na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Os trabalhadores do setor petrolífero da Nigéria ameaçaram iniciar quarta-feira uma greve geral nacional se o Governo Federal não aplicar um acordo sobre o reembolso dos empréstimos bancários contraídos por vários dos seus membros.

Se esta ameaça da União Nacional dos Trabalhadores do Petróleo e Gás (NUPENG) for executada, haverá uma penúria de combustíveis no país já que os motoristas de camiões-cisternas, que são membros deste sindicato, não garantirão o transporte deste produto enquanto durar a greve.

A NUPENG acusa, num comunicado, o Governo de ser insensível à sorte dos membros do « Jetty and Petroleum Tank Farm Owners of Nigeria” (JEPTFON), uma seção da NUPENG.

Em particular, a NUPENG deseja que o Governo aplique uma parte do acordo que prevê um prazo de 15 anos para os membros do JEPTFON para reembolsar os empréstimos contraídos junto de diversos bancos para fazer face à procura de importação de combustíveis.

A NUPENG indica que vários membros do JEPTFON são objeto de pressões por parte dos bancos que lhes tinham concedido empréstimos para a importação de produtos petrolíferos.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/IZ 12março2012