Agência Panafricana de Notícias

Trabalhadores com rendimentos inferiores a dois dólares diminuiram em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde figura entre os países que, entre 1991 e 2013, mais diminuíram a taxa de trabalhadores que vivem com menos de dois dólares por dia, revela o relatório anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado terça-feira.

Baseando-se em dados sobre mais de 140 países em desenvolvimento, a agência da ONU, sediada em Genebra, concluiu também que os programas de proteção social em Cabo Verde, a par da Bolsa Família, do Brasil, são exemplos de que se promove o desenvolvimento inclusivo e não se trata apenas de uma rede de segurança para os pobres.

A OIT assinala que os programas de proteção social cabo-verdiana e brasileira como prova de que, quando bem desenhados, ajudam a reduzir a pobreza, as desigualdades e o emprego vulnerável.

Isto porque eles tiveram êxito em fornecer rendimentos suplementares aos lares, permitindo às famílias “investir em atividades produtivas e melhorar os seus estados de educação e saúde", lê-se no relatório.

No relatório anual sobre o trabalho no mundo, a OIT estima que seja necessário criar 200 milhões de novos empregos nos próximos cinco anos para responder ao ritmo de crescimento da população em idade de trabalhar nos países emergentes e em desenvolvimento.

A OIT conclui também que empregos de qualidade são um fator de desenvolvimento e apresenta estratégias para a criação de empregos de qualidade, entre as quais refere a proteção social.

-0- PANA CS/IZ 28maio2014