Agência Panafricana de Notícias

Total investe no setor energético da Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - A Total Upstream Companies (TAC), uma das gigantes petrolíferas na Nigéria, exprimiu a sua vontade de investir no setor energético do país e participar no desenvolvimento do gás doméstico, noticiou quinta-feira o diário privado Guardian, citando o presidente diretor-geral da Companhia, Christophe De Margerie.

A companhia deverá investir em novos projetos em águas profundas e de gás liquefeito.

A Total já explora o campo off-shore em águas profundas de Usan, que aumentou a produção diária da Nigéria em cerca de 180 mil barris por dia.

É o segundo projeto off-shore gerido pela Total na Nigéria, em funcionamento há três anos depois do campo petrolífero de Akpo.

"Da exploração clássica onshore e agora offshore em águas profundas, a Total obteve êxitos significativos que reforçam a base de reservas da Nigéria e as suas capacidades de produção", declarou De Margerie.

Mas, prosseguiu, para além das fronteiras geográficas e geológicas, adotamos novos conceitos e uma gestão modelo, fazendo do grupo um dos pioneiros na monetização do gás graças aos nossos investimentos madrugadores em gás liquefeitos, que serão seguidos pelo projeto Brass LNG", acrescentou.

-0- PANA SB/SEG/NFB/AAS/MAR/IZ 19abril2012