Agência Panafricana de Notícias

Total coloca em produção jazigo petrolífero de Moho Norte no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - A multinacional petrolífera francesa Total colocou em produção o campo petrolífero Moho Norte, no mar profundo, a quase 75 quilómetros ao largo de Ponta Negra, principal centro económico e industrial no sul do Congo, anunciou sexta-feira a rádio pública.

Trata-se dum projeto partilhado pela Total com 53,5 porcento de participação, pela Chevron (31,5 porcento) e pela Empresa Nacional dos Petróleos do Congo (SNPC) com 15 porcento.

Maior projeto petrolífero nunca realizado no Congo, Moho Norte dispõe duma capacidade de produção de 100 mil barris por dia.

A colocação em produção deste campo, que conforta a posição da Total enquanto líder em África, pressagia boas perspetivas para o Congo cuja economia depende essencialmente dos recursos do setor petrolífero.

A produção petrolífera do Congo foi de 250 mil barris por dia em 2016. Ela atingirá a linha de 300 mil barris por dia em 2018, segundo as estimativas do Ministério congolês dos Hidrocarbonetos.

Este aumento da produção permitirá ao Congo ultrapassar a Guiné Equatorial como terceira produtora do ouro negro na África Subsariana após a Nigéria e Angola.

Presente no Congo há 50 anos, a petrolífera francesa realiza metade da produção petrolífera do país. Em 2016, ela produziu 89 mil barris por dia.

-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 18março2017