Agência Panafricana de Notícias

Total Gabão melhora indicadores de produção em 2010

Libreville- Gabão (PANA) -- O grupo Total Gabão registou no primeiro trimestre de 2010 um resultado líquido de 42 milhões de euros, ou seja uma alta de 109 porcento em relação ao período correspondente no ano transacto, indica um comunicado da Direcção Geral da referida companhia divulgado quarta-feira em Libreville.
De acordo com esta nota relativa à situação financeira do grupo petroleiro do primeiro trimestre de 2010, também se registou durante o mesmo período um volume de negócio de 338 milhões de euros, ou seja uma alta de 50 por cento, em relação ao período correspondente de 2009.
Este desempenho resulta principalmente da alta dos preços de venda do petróleo e dos encargos das explorações menos importantes, lê-se no comunicado.
"No primeiro trimestre de 2010, o preço de venda médio das duas qualidades do petróleo bruto comercializadas por Total Gabão (Mandji e Rabi Light) elevou-se a 72,3 dólares o barril, em alta de 81 porcento em relação ao primeiro trimestre de 2009", indica a nota de Total Gabão.
Sociedade de direito gabonês, Total Gabão é activo na procura e exploração no Gabão de jazigos de hidrocarbonetos sob todas as suas formas e o crude constitui 99 porcento da actividade do grupo ao passo que o gás natural representa cerca de 1 porcento das suas actividades, de acordo com a fonte.