Agência Panafricana de Notícias

Togoleses iniciam votação para eleições presidenciais

Lomé- Togo (PANA) -- As operações de votação para as eleições presidenciais togolesas iniciaram-se quinta-feira em Lomé, capital do Togo, e em todo o território nacional deste país da África Ocidental, constatou a PANA no local.
Até ao meio-dia, nenhum incidente foi registado e as operações estavam a decorrer normalmente.
O Presidente cessante, Faure gnassingbé, cumpriu o seu dever cívico quinta- feira de manhã, na escola primária pública do Quartel-General Eyadéma de Lomé, ladeado por vários guarda-costas.
O candidato do principal partido da oposição, a União das Forças de Mudança, Jean Pierre Fabre, que votou no Colégio de Ensino Geral de Kodjoviakopé, no sudoeste da capital, declarou-se "confiante no resultado do escrutínio".
"Estou confiante no o resultado do escrutínio.
Votei pela mudança e o acolhimento que as populações me reservaram em todo o país tranquiliza-me que estas populações querem a mudança e estou certo que nós venceremos as eleições", declarou o opositor togolês à PANA depois de colocar o seu boletim na urna quinta-feira da manhã.
Os outros candidatos, nomeadamente Brigitte Kafui Adjamagbo-Johnson e Jean Nicolas Messan Lawson, votaram de manhã em Agbalepédo, no norte de Lomé, e em Nyékonakpoè, sudoeste da capital, respectivamente.
Sete candidatos estão em competição para estas eleições que permitirão escolher o Presidente togolês para os próximos cinco anos.