Togoleses elegem sábado seu Presidente da República
Lomé, Togo (PANA) - O povo togolês começou a votar neste sábado para eleger um seu próximo Presidente da República entre sete candidatos, incluindo o Presidente cessante, Faure Gnassingbé, do partido UNIR, observou a PANA no local.
Os outros candidatos são Jean-Pierre Fabre (ANC), Gabriel Messan Agbeyomé Kodjo (MPDD), Komi Wolou(PSR), Mohamed Tchassona-Traoré (MCD), William Assiongbon Kouessan (Saúde do Povo) e Aimé Tchabouré Gogué.
Faure Gnassingbé, que sucedeu ao seu pai Gnassingbé Eyedéma, está à procura dum 4.º mandato à frente do Togo.
Na capital, Lomé, como no interior do país, a maioria das assembleias de voto abriu pouco depois das sete horas da manhã e vários eleitores já estão à espera em filas de espera.
Em Kodjoviakopé e Bè, bairros quentes e ganhos pela oposição, eleitores saíram em massa.
O mesmo afluxo nos subúrbios do norte de Lomé, em Agoè, onde partidários do partido no poder igualmente manifestaram - se em massa para exercerem os seus direitos cívicos.
Quarta-feira, as forças de defesa e segurança votaram com antecedência para garantirem a segurança do escrutínio neste sábado.
Para estas eleições presidenciais com grandes implicações para a democracia principiante no Togo, três milhões 614 mil 56 Togoleses farão a sua escolha entre sete candidatos.
Entre os eleitores, 348 Togoleses no estrangeiro irão votar na França, nos Estados Unidos, em Marrocos, na República Democrática do Congo, na Nigéria e no Gabão.
Nove mil 389 assembleias de votos das quatro 445 abertas no país vão recolher os votos do Togoleses.
Cerca de 300 observadores internacionais foram acreditados para o evento.
Dez mil elementos da Força de Segurança Eleitoral (FOSEC) garantem a segurança para as urnas.
Pela primeira vez, o Governo decidiu não fechar as fronteiras terrestres.
-0- PANA FAA/DIM/DD 22fev2020