Agência Panafricana de Notícias

Togoleses elegem deputados

Lomé, Togo (PANA) - Cerca de três milhões de Togoleses começaram a votar esta quinta-feira para escolher entre mil e 174 candidatos, incluindo 159 mulheres, os 91 deputados que vão integrar a Assembleia Nacional.

Em Lomé, a capital, longas filas formaram-se à madrugada diante dos centros de voto, à espera da abertura das assembleias de voto, constatou a PANA no local.

Os mil e 174 candidatos registados estão divididos em 185 listas das quais 163 de partidos políticos e 22 de independentes.

Os partidos políticos e coligações de partidos mais célebres são a União para a República (UNIR, ex Coligação do Povo Togolês, RPT, no poder); o Coletivo "Salvamos o Togo", que agrupa a Aliança Nacional para a Mudança (ANC) de Jean-Pierre Fabre; a Aliança dos Democratas para o Desenvolvimento Integral (ADDI); a Organização para Construir na União um Togo Solidário (OBUTS) de Gabriel Agbéyomé Kodjo; e a Coligação Arco-Íris, que agrupa o Comité de Ação para a Renovação (CAR) de Yaoyi Agbovibo, e a Convenção Democrática dos Povos Africanos (CDPA) de Léopold Messan Gnininyi.

A União das Forças de Mudança (UFC) de Gilchrist Olympio e a Convenção Patriótica Pan-africana (CPP) do ex-secretário-geral da OUA, Edem Kodjo, participam igualmente na competição.

-0- PANA FAA/JSG/MAR/IZ 25julho2013