Agência Panafricana de Notícias

Togo toma medidas contra ébola

Lomé, Togo (PANA) - Embora a febre de ébola não esteja ainda declarada no Togo, o Ministério da Saúde tomou disposições específicas para evitar a introdução desta doença no país, segundo um comunicado oficial.

Segundo o Ministério da Saúde, qualquer indivíduo que apresentar sinais de "diarreias sangrentas, hemorragia nasal, hemorragia da pele, hemorragias das gengivas, sangue nas urinas," é convidado a apresentar-se no centro de saúde mais próximo.

Números de telefones de vários centros de saúde foram divulgados e as populações são apeladas a respeitar medidas de higiene como lavar-se regularmente as mãos com sabão ou com cinzas e evitar a manipulação e ou o consumo de animais vivos ou mortos como os ratos, os macacos, as lebres, os morcegos, os chimpanzés e os gorilhas.

"Não há casos suspeitos no Togo, mas estamos na lógica da prevenção", indicou o Professor Napo Koura, secretário-geral do Ministério da Saúde, quinta-feira à noite, na cadeia da televisão nacional.

A febre de ébola que sevicia na Guiné fez pelo menos 69 mortos. O Togo, país da África Ocidental, toma precauções já que o país está aberto às populações de diferentes países da sub-região que entram por via aérea e terrestre.

-0- PANA FAA/IS/SOC/MAR/TON 28março2014