Togo sanciona equipas de futebol para desencorajar violência em estádios
Lomé, Togo (PANA) – Várias equipas de futebol e dirigentes desportivos togoleses foram fortemente sancionados pela Federação Togolesa de Futebol (FTF) para desencorajar a violência recorrente nos estádios, constatou a PANA no local.
Assim, o Gbikinti FC de Bassa, da Primeira Divisão, foi condenada pela Comissão de Disciplina da FTF a pagar uma multa de um milhão de francos CFA, na sequência dos incidentes ocorridos durante o jogo contra o Gomido de Kpalimé, em Kabou, a 10 de fevereiro último, durante a 16ª jornada do campeonato nacional.
Além desta sanção pecuniária, o clube está proibido de jogar em casa durante dois anos e os seus responsáveis receberam uma advertência.
A equipa do Foadan FC, da cidade de Dapaong, deverá pagar uma multa de 500 mil francos CFA, enquanto o estádio local foi suspenso por um ano.
Por seu turno, o Kotoko de Lavié, da Segunda Divisão, foi sancionado com uma multa de 300 mil francos CFA, uma proibição de receber equipas no seu campo por seis meses, por arremessos de projéteis, agressões contra responsáveis e invasão de campo durante o jogo contra o Arabia FC, a 10 de fevereiro último.
Durante o seu congresso ordinário de 23 de fevereiro último, a FTF decidiu combater a violência nos estádios e anunciou uma série de medidas, incluindo revista à entrada dos estádios, instalação de câmaras de controlo em torno dos relvados e das tribunas, uma melhor coordenação entre os Ministérios dos Desportos e da Administração Territorial, bem como a Polícia e a Gendarmaria.
-0- PANA FAA/JSG/FK/IZ 4março2019