Agência Panafricana de Notícias

Togo reconhece Conselho Nacional de Transição da Líbia

Lomé, Togo (PANA) – O Governo togolês reconhece o órgão político da rebelião líbia, o Conselho Nacional de Transição (CNT), como “único representante legítimo do povo e dos interesses da Líbia”, indica um comunicado oficial transmitido à PANA em Lomé.

No comunicado assinado pelo ministro de Estado, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Elliot Ohin, o Togo exprime a sua "preocupação face à situação de caos generalizada prevalecente na Líbia, aos massacres de civis e às violações massivas dos direitos humanos".

Segundo o comunicado, publicado domingo, o Togo diz estar « tranquilizado pela pertinência dos engajamentos do CNT para a defesa dos interesses superiores da Líbia sem exclusividade e a sua vontade de restabelecer rapidamente a paz e a concórdia nacional ».

O Togo promete dar o seu apoio a qualquer iniciativa da comunidade internacional que visa encontrar uma solução à crise humanitária na Líbia.

Este reconhecimento do CNT pelo Togo marca um momento decisivo nas relações entre Lomé e Tripoli sob o reino de Muamar Kadafi.

O guia líbio, através de várias empresas do seu país como a LAICCO, realizou importantes investimentos no Togo, nomeadamente escolas, centros de saúde e sobretudo a reabilitação do hotel 2 de Fevereiro (o maior e mais majestoso do país) em curso e que será gerido pela Líbia após as obras.

-0- PANA FAA/TBM/IBA/MAR/TON 29agosto2011