Agência Panafricana de Notícias

Togo realiza eleição presidencial a 28 de Fevereiro de 2010

Lomé- Togo (PANA) -- Os Togoleses vão votar a 28 de Fevereiro próximo para eleger o seu novo Presidente da República, segundo o calendário divulgado sexta-feira pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
A partir de Outubro próximo, começarão a formação do pessoal técnico e a instalação das secções da CENI, devendo a revisão das listas eleitorais iniciar-se a 19 de Novembro para findar a 18 de Dezembro deste ano em curso.
A campanha eleitoral iniciar-se-á a 13 de Janeiro próximo com o término previsto para 26 de Fevereiro, segundo o calendário da CENI.
Por outro lado, a eleição do novo presidente da CENI é contestada pela oposição parlamentar que boicota os trabalhos desta esta estrutura.
Kinam Henri Lardja, membro do Partido dos Democratas para a Renovação (PDR, ex-partido da oposição, agora aliado do poder) foi eleito segunda-feira por 10 dos 17 membros da CENI.
A última eleição presidencial no Togo data de Abril de 2005, depois do falecimento do então Presidente Gnassingbé Eyadéma.
Ganho pelo filho do defunto Eyadema, Faure Essozimna Gnassingbé, este escrutínio foi marcado por violências que teriam feito mais de 500 mortos e milhares de feridos, segundo um inquérito da Organização das Nações Unidas (ONU).