Lomé, Togo (PANA) - O brigadeiro Dadja Maganawé substituiu na direção do Estado-Maior das Forças Armadas Togolesas(FAT) o general de divisão Félix Abalo Kadangah, soube a PANA quarta-feira de fontes oficiais, em Lomé.
A entrega de pastas entre os dois generais foi efetuada, terça-feira, no recinto do Estado-Maior, na presença da ministra das Forças Armadas, Essossimna Marguerite Gnakadè.
O novo chefe do Estado-Maior que, antes da sua nomeação, era coronel, foi promovido no último fim de semana ao grau de brigadeiro, algumas horas após o decreto do Presidente da República.
Antes da sua nomeação, ele era secretário-geral do Ministério das Forças Armadas depois de ter trabalhado como prefeito na prefeitura de Dankpen, no Noroeste do país.
Relativamente ao seu predecessor, cunhado do Presidente Faure Gnassingbé, ele é altamente controverso, criticado e apontado em vários casos de repressão, durante as manifestações de protestos, em 2017 e 2018, organizadas por partidos políticos da oposição pelo regresso à Constituição de 1992, julgada mais democrática.
Desde outubro último, várias mudanças foram realizadas na direção das FAT, sobretudo, a níveis dos oficiais de alta oposição,.
-0- PANA FAA/IS/FK/IZ 09dez2020