Agência Panafricana de Notícias

Togo lança operação de censo geral da população

Lomé- Togo (PANA) -- O Togo lançou no fim de semana uma operação de censo geral da sua população que deverá terminar a 19 de Novembro próximo, constatou a PANA no local.
Trata-se da quarta operação do género, enquano a última remonta a mais de 29 anos.
Ela é levada a cabo por sete mil agentes recenseadores formados para obter dados sobre as caraterísticas sociodemográficas e sobre a habitação.
Segundo fontes próximas do Gabinete do Censo, o objetivo é criar uma base de dados demográficos e socioeconómicos atualizados, fiáveis e desagregados para a planificação e a gestão dos programas de redução da pobreza na óptica dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM)".
A operação está avaliada em três biliões, 375 milhões e 264 mil francos CFA (sete milhões e 138 dólares americanos) e beneficia do apoio técnico e financeiro da União Europeia (UE) com 47 porcento do total e do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) com oito porcento.
Também participam no financiamento da operação o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com cinco porcento, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com um porcento e o Governo chinês com três porcento.
Os primeiros resultados provisórios deste censo serão conhecidos a 21 de Janeiro de 2011 e os definitivos entre Agosto e de Outubro de 2011.
Com uma população estimada atualmente em seis milhões de habitantes, o Togo já organizou três censos (1960, 1970 e 1981).