Lomé, Togo (PANA) - O Togo erradicou a Tripanossomíase Humana Africana (THA), vulgarmente conhecida como "doença do sono", na sequência da certificação da OMS, soube a PANA fontes oficiais, em Lomé.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Togo cumpriu todos os critérios para a eliminação desta doença endémica, no continente, e é o primeiro país a erradicá-la.
O Togo "não reporta casos da THA no seu solo, há mais de 10 anos, tendo a transmissão sido interrompida graças aos esforços combinados de vigilância e sensibilização desenvolvidos pelo Governo, recorda o organismo onusino.
O processo para a certificação da eliminação da THA junto da OMS foi apresentado, em 2018.
"Este processo foi revisto por um grupo de peritos independentes convocado pelo gabinete regional da OMS", explicou ministro togolês da Saúde e Higiene Pública, Mustafa Mijiyawa.
Numa cerimónia destinada a anunciar oficialmente este desfecho, o governante revelou que, "o processo foi validado a 22 de junho de 2020, com base nas provas apresentadas e na recomendação dos peritos".
A THA, presente em 36 países, é transmitida pela picada da mosca tsé-tsé e afeta tanto os seres humanos como os animais.
Há cerca de um ano, o Togo erradicou completamente a filariose linfática.
-0- PANA FAA/BEH/DIM/IZ 26agosto2020