Agência Panafricana de Notícias

Togo e França assinam acordo de defesa

Lomé- Togo (PANA) -- O Togo e França assinaram sexta-feira em Lomé um novo acordo de parceria de defesa no quadro da sua cooperação militar, indica um comunicado a que a PANA teve acesso sábado.
Segundo a nota, o acordo rubricado pelo ministro togolês dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional, Koffi Esau, e pelo embaixador de França no Togo, Dominique Renaux, substitui aos assinados anteriormente pelos dois países nos domínios da defesa e segurança.
A assinatura do novo documento acontece na sequência do anúncio pelo Presidente francês, Nicolas Sarkozy, da revisão dos acordos de defesa entre a ex-potência colonial e os seus parceiros africanos.
"Este quadro jurídico renovado adaptado ao novo contexto internacional permitirá aos dois países aprofundar a sua relação de defesa e adaptá-la às circonstâncias rumo a uma cooperação militar modernizada", precisa o comunicado.
Esta cooperação militar, já muito activa com uma predominância de formação e apoio às operações de manutenção da paz das Nações Unidas, segundo as autoridades dos dois países, efectua-se a níveis nacional, regional e internacional.
O novo acordo permitirá ao Togo prepara-se, no quadro do Estado de Direito, para constituir um instrumento de defesa apropriado a fim de prever as crises, participar numa eventual Força Africana e desenvolver a sua presença nas operações de manutenção da paz das Nações Unidas, sublinha a nota.
O Togo e França assinaram dois acordos de defesa em 1958 e em 1963.