Togo e Burkina Faso assinam 14 acordos de cooperação
Lomé, Togo (PANA) - A terceira sessão mista Togo-Burkina Faso terminou terça-feira, em Lomé, com a assinatura de 14 acordos de cooperação, incluindo um sobre a partilha da proteção e da segurança e inteligência, soube a PANA quarta-feira de fontes oficiais, em Lomé.
A sessão realizou-se numa altura em que o Burkina Faso enfrenta ataques jihadistas muito frequentes e precisa da colaboração do vizinho Togo, "para aniquilar as ações terroristas".
Os dois países comprometeram-se a atualizar o seu memorando de entendimento de segurança e informações assinado há alguns anos.
Para além das questões de segurança relacionadas com a cooperação militar transfronteiriça descentralizada, Lomé e Ouagadougou tencionam trabalhar juntos nos domínios dos transportes, do ensino superior, do trabalho e da proteção social, bem como da agricultura, água, saneamento, saúde e desporto.
Alpha Barry, ministro burkinabé dos Negócios Estrangeiros, e Demba Tignokpa, ministro do Planeamento e Cooperação do Togo, elogiaram as boas relações existentes entre os seus países e apelou para o pleno empenhamento na implementação dos acordos assinados.
O Burkina Faso, um país que faz fronteira com o Togo, no norte, tem um Consulado Geral neste país vizinho bem como uma Câmara de Comércio. O país utiliza a capital togolesa como um dos pontos de partida para o transporte de produtos e alimentos através do Porto Autónomo de Lomé.
-0- PANA FAA/DIM/IZ 10out2019