Togo desqualificado para resto do torneio de Sub-17 da UFOA B
Lomé, Togo (PANA) - A equipa nacional de futebol do Togo dos Sub-17 foi desqualificada para o resto do torneio da União das Federações Oeste-Africanas de Futebol (UFOA) da Zona B, em curso em Lomé, soube a PANA nesta segunda-feira de fontes desportivas.
De acordo com um comunicado assinado pelo diretor executivo da UFOA-B, Boureima Balima, casos de inelegibilidade de jogadores togoleses que ultrapassaram a idade requerida foram detetados, após testes MRI.
Segundo o artigo 27.4 do Regulamento do Campeonato Africano das Nações ( CAN) dos Sub-17 a ocorrer em Marrocos de 2021, “se, depois de ter efetuado um teste de elegilidade de idade para uma equipa participante, um único se revelar não elegível, a equipa participante será desqualificada.
Devido a esta decisão, o terceiro jogo de grupos entre o Togo e o Burkina Faso no Grupo A foi anulado.
Os juniores do Togo, já qualificados para as meias-finais da competição, venceram os seus dois primeiros jogos por 2-1 face ao Níger e por 3-1 face ao Benin, lembra-se
"Enquanto se aguarda pela decisão oficial motivada da Comissão de Organização das Competições dos Sub-17 da Confederação Africana de Futebol (CAF), a Federação Togolesa de Futebol insurgiu-se contra esta "decisão injustificável" e pretende interpor recurso tão logo que seja possível”, lê-se num comunicado da referida instituição.
O Togo que aposta nos juniores para ter uma boa imagem do futebol, após o fracasso da participação dos seniores no CAN, está muito embaraçado com esta decisão.
Pois, este torneio serve de eliminatórias para a fase final do CAN desta categoria previsto para 2021 em Marrocos.
-0- PANA FAA/JSG/FK/DD 11jan2021