Lomé, Togo (PANA) - O Governo togolês desembolsou três biliões de francos CFA (cerca de seis milhões de dólares americanos) para ajudar 117 comunas do Togo a fazerem face a dificuldades de gestão e funcionamento das suas sedes administrativas, soube a PANA de fonte oficial em Lomé.
Este envelope será depositado na conta do Fundo Estatal de Ajuda às Autoridades Locais (FACT), afirmou o ministro togolês da Administração do Território, Descentralização e Autoridades Locais, Payadowa Boukpessi.
O governante disse o fundo se destina a apoiar despesas municipais de investimento e permitir também aos presidentes das câmaras municipais liquidarem salários em atraso dos funcionários públicos e subsídios dos funcionários eleitos.
A verba visa igualmente assegurar o funcionamento dos seus municípios, de acordo com o ministro.
Para além dos três biliões de F CFA, as câmaras dos 117 municípios serão dotados de veículos de comando, prometeu.
De segunda à terça-feiras, estes últimos participaram num seminário de capacitação durante o qual apreenderam "elementos de gestão eficaz dos municípios", nomeadamente competências municipais, funções e responsabilidades dos conselheiros executivos e municipais, a fiscalidade local, procedimentos de contratos de mercados públicos.
Um ano após a sua eleição, os presidentes das câmaras das 117 comunas do Togo enfrentam dificuldades financeiras e problemas de gestão sem qualquer apoio técnico e financeiro.
-0- PANA FAA/TBM/DIM/DD 09set2020