Lomé, Togo (PANA) - O Governo togolês criou uma Força de Segurança para as Eleições Presidenciais Eleitoral (FOSEP), que será chefiada pelo coronel Kodjo Amana, da Gendarmaria Nacional, apurou a PANA quinta-feira de fontes oficiais, em Lomé.
Composta por gendarmes e policías, sob a supervisão da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) e o comando operacional do Ministério da Segurança e Proteção Civil, o novo órgão tem por missão "garantir a segurança antes, durante e depois das eleições presidenciais", refere uma declaração governamental.
De acordo com o documento, o coronel Kodjo Amana será coadjuvado pelo tenente-coronel Karimou Adjayi, também da Gendarmaria Nacional, e pelo comissário Essonana Gbamazi, da Polícia.
A nova força será desdobrada para o início da revisão dos cadernos eleitorais, prevista para 29 de novembro corrente a 1 de dezembro próximo.
Os Togoleses vão às urnas, no primeiro trimestre de 2020, para eleger um novo Presidente. Cerca de 10 candidatos já foram registados num contexto de protestos pacíficos da oposição e da sociedade civil, que exigem a melhoria do quadro eleitoral antes das eleições.
-0-PANA FAA/DIM/IZ 29nov2019