Agência Panafricana de Notícias

Togo celebra seu 52º aniversário da independência com sobriedade

Lomé, Togo (PANA) - O Togo celebrou sexta-feira, com sobriedade, o 52º aniversário da sua independência, marcado por um curto desfile militar e civil e pela prestação de grupos folclóricos e de forças vivas no Largo das Festas de Lomé, a capital do país, constatou a PANA no local.

Esta festa nacional do Togo foi caraterizado igualmente por ofícios religiosos e manifestações culturais e desportivas em Lomé e noutras regiões do países.

O Togo, ex-colónia alemã e, depois, francesa na sequência da derrota da Alemanha após as duas guerras mundiais, acedeu à sua independência a 27 de abril de 1960, após uma luta de nacionalistas à frente dos quais se encontrava Sylvanus Olympio, pai da independência do país.

O Togo foi sucessivamente dirigido por Sylvanus Olympio (de 1960 a 1963, ano em que foi assassinado após um golpe de Estado militar), por Nicolas Grunitzky, por Kléber Dadjo, por Etienne Eyadéma Gnassingbé, falecido em 2005 após cerca de 40 anos de reinado, e atualmente por Faure Essozimna Gnassingbé, desde 2005, logo depois da morte do seu país.

-0- PANA FAA/JSG/CJB/DD 27abr2012