Lomé, Togo (PANA) – As autoridades togolesas destruíram, no fim de semana, em Lomé, duas mil e 300 armas e mais de 10 mil munições, no quadro da celebração do Dia Internacional da Paz, na presença do coordenador do sistema das Nações Unidas, constatou a PANA na capital togolesa.
Com a decisão de incinerar as armas obsoletas que podem ainda fazer mal, o Governo traduz a sua disponibilidade, a sua boa vontade, o seu engajamento e a sua determinação de fazer da paz o elemento essencial do desenvolvimento, declarou o ministro da Segurança e Proteção Civil, general Damahame Yark.
Entre o armamento destruído figuram armas de guerra e pistolas (modernas e fabricaço artesanal), fuzis de caça bem como mais de 10 mil munições apreendidas, desde 2012, pelas forças de segurança e alfândegas no cumprimento das suas missões.
Além do coordenador do Sistema das Nações Unidas no Togo, Damien Mama, estiveram também presentes o diretor do Centro Regional das Nações Unidas para a Paz e Desarmamento em África (UNREC), Anselme Yabouri, e o presidente da Comissão Nacional de Luta contra a Proliferação, Circulação e Tráfico Ilícito de Armas Ligeiras e de Pequeno Calibre, comissário Teko Koudouovoh.
Decretado em 1981 pela ONU, o Dia Internacional da Paz visa o reforço dos ideias de paz entre os povos no mundo.
-0- PANA FAA/BEH/MAR/IZ 23set2019