Agência Panafricana de Notícias

Togo celebra 53º aniversário da independência sem fausto

Lomé, Togo (PANA) - O 53º aniversário da acessão do Togo à soberania internacional foi celebrado sem fastuo sábado com um desfile militar e civil e diversas manifestações públicas, constatou a PANA.

Militares e civis participaram no desfile de duas horas na presença do Presidente da República, Faure Essozimna Gnassingbé, de membros do Governo, do corpo diplomático e de várias outras personalidades.

Na sua mensagem aos seus compatriotas, sexta-feira, o Presidente Gnassingbé apelou aos atores políticos a privilegiarem o interesse do Togo assumindo compromissos patrióticos a fim de preservar a paz e a coesão social.

No mesmo dia, ele procedeu à reanimação da chama da independência nao Largo da Independência e condecorou várias personalidades civis e militares.

Sexta-feira foi igualmente marcada por celebraões ecuménicas para a paz.

Vários partidos políticos da oposição, que boicotaram estas manifestações oficias, reuniram-se, num outro sítio, mas na cidade capital, para festejar o 53º aniversário da independência.

O Togo é independente desde 27 de abril de 1960 e teve como primeiro Presidente da República, Sylvanus Olympio, assassinado por militares a 13 de janeiro de 1963, ato considerado como o primeiro golpe de Estado no continente africano.

-0- PANA FAA/JSG/MAR 28abril2013