Togo acolhe sessão do Conselho Internacional de Madeiras Tropicais
Lomé, Togo (PANA) – A 55 ª sessão do Conselho Internacional das Madeiras Tropicais entrou terça-feira no seu segundo dia de trabalhos, em Lomé, orientados para a expansão e a diversificação do comércio internacional das madeiras tropicais, a boa governação florestal e a proteção do ecossistema, constatou a PANA na capital togolesa.
Face aos grandes desafios contemporâneos de desenvolvimento, "devemos inverter a tendência, promovendo políticas coerentes de gestão sustentável e de conservação das florestas”, declarou o primeiro-ministro togolês, Sélom Komi Klassou, na abertura da reunião segunda-feira.
Segundo Klassou, os recursos florestais "não são evidentemente inesgotáveis, mas, pelo contrário, deterioram-se a uma cadência desenfreada”.
O chefe do Governo togolês dirigia-se aos membros da Organização Internacional das Madeiras Tropicais (OIBT), num total de quase 300 representantes de vários países africanos, que durante seis dias vão trocar ideias sobre a expansão e a diversificação do comércio internacional das madeiras tropicais.
Os participantes vão igualmente analisar a situação atual do comércio intrafricano, a gestão sustentável das áreas florestais protegidas no continente, a conservação da biodiversidade bem como a adaptação face à mudança climática.
A OIBT agrupa mais de 80 por cento das florestas tropicais no Mundo e representa quase 90 por cento do comércio internacional das madeiras tropicais.
-0- PANA FAA/JSG/FK/IZ 03dez2019