Agência Panafricana de Notícias

Togo acolhe seminário sobre parceria universitária entre Europa e África

Lomé, Togo (PANA) – Um seminário sobre uma parceria universitária afro-europeia realiza-se esta sexta-feira na capital togolesa, Lomé, para ajudar as universidades africanas a melhorar a qualidade dos seus programas de ensino e de pesquisa e a promover a cooperação Sul-Sul e Norte-Sul entre as instituições de ensino superior africanas e europeias.

A pertinência e a eficácia do ensino superior foram identificadas como um dos quatro domínios de intervenção chaves durante a conferência mundial sobre o ensino superior realizada em 2008.

O papel da parceria, da cooperação e da constituição de redes Sul-Sul e Norte-Sul foi explorado como uma das estratégias para reforçar o acesso e a qualidade do ensino superior em África pela criação de oportunidades duma estreita colaboração nos domínios do ensino, da pesquisa e da inovação.

O seminário de Lomé é organizado conjuntamente pela Representação Regional para África da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura(UNESCO) e pela Universidade das Ciências Aplicadas de Hamburgo, na Alemanha, em colaboração com o Ministério do Ensino Superior do Togo, a Associação das Universidades Africanas (AAU) e a Associação para o Desenvolvimento da Educação em África (ADEA).

Representantes do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), da ADEA, da AAU e 20 professores e investigadores de 10 universidades africanas participam neste seminário.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/IBA/FK/IZ 15abril2011