Togo, Benin e Mali têm acordo de fluidez de comunicação digital gratuita
Cotonou, Benin (PANA) – O Togo, o Benin e Mali têm agora um acordo de roaming (fluidez da comunicação) gratuito para reduzir os custos de comunicação entre os utilizadores dos três países, soube a PANA de fonte oficiaL.
Segundo a Autoridade Reguladora das Comunicações Eletrónicas e Serviços Postais (ARCEP), do Benin, a eficácia da implementação do roaming gratuito entre o Benin e o Mali e entre o Mali e o Togo, o mais tardar até 29 de fevereiro de 2024, resultará numa redução muito significativa dos preços para os viajantes destes países num dos países signatários (Benin, Mali e Togo).
Graças a este convénio, para os viajantes do Benin, do Mali e do Togo em situação de roaming, a receção de chamadas será agora gratuita durante os primeiros 30 dias posteriores à sua estadia, e as transmissões de chamadas locais custarão agora, no máximo, 79 francos CFA por minuto (um dólar equivale a cerca de 600 francos CFA.
As transmissões de chamadas para o país de origem (chamada de volta) são limitadas a 150 F CFA por minuto, ao passo que o serviço de Internet sofrerá uma queda ainda maior devendo ser faturado no máximo 2,2 francos CFA por megabytes (MB), sublinha a ARCEP.
As autoridades reguladoras dos três países comprometem-se a continuar, com o apoio dos seus respectivos governos, a esforçar-se para eliminar as tarifas de roaming entre os países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) através da multiplicação de acordos semelhantes para alcançar o objetivo da mobilidade comunitária e da integração digital.
-0- PANA IT/IS/SO/MAR/DD 20dezembro2023