Agência Panafricana de Notícias

Tiroteio obriga habitantes de Niamey a esconderem-se nas suas casas

Niamey- Níger (PANA) -- Duas horas após a cessação de tiros provenientes do Palácio Presidencial em Niamey, os habitantes da capital do Níger desertaram escritórios, mercados e estabelecimentos comerciais para se refugiar nas suas casas, constatou a PANA no local.
Enquanto se espera por mais informações, rumores fortes sobre um golpe de Estado propagaram-se rapidamente pela cidade.
Segundo estes rumores, o Governo inteiro foi alvo de tiroteio, enquanto o Presidente nigerino, Mamadou Tanja, teria sido levado a um destino desconhecido.
Se estes rumores se confirmarem, será o terceiro golpe de Estado militar desde a instauração do processo democrático de 1990 no Níger.
O Niger registou em Janeiro de 1996 um golpe de Estado militar que destituiu do poder o primeiro Presidente democraticamente eleito, Mahamane Ousmane.
Dois anos mais tarde, o derrubador de Mahamane Ousmane, o general Baré Mainassara, foi friamente abatido a 9 de Abril de 1999 pela sua própria guarda no aéroporto internacional Diori Hamani de Niamey.
Todas estas intentonas tiveram por única origem crises políticas devidas a divergências profundas sobre a gestão democrática do Estado.