Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Exército burkinabe disse ter disparado tiros de alerta para afastar um suspeito perto da base da Força Aérea durante a noite de segunda para terça-feira em Ouagadougou.
Na noite de 31 de julho para 1º de agosto de 2023, uma presença suspeita foi detectada na entrada principal da base aérea, informou o Exército num comunicado.
"Tendo se recusado a responder à detenção, os suspeitos foram perseguidos pelo guarda que teve de disparar tiros de advertência. Apesar de tudo, os suspeitos recusaram-se a obedecer e conseguiram misturar-se com a natureza", disse o Exército.
A operação de buscas efectuada não permitiu encontrar os suspeitos, segundo a mesma fonte.
O Exército acrescentou que, na mesma noite, um veículo que obviamente tomou o caminho errado acabou no dispositivo de segurança do lado norte da base. Na sequência dos avisos, o condutor submeteu-se ao controlo antes de poder retomar a viagem sem incidentes.
O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas “saúda o profissionalismo dos guardas e apela a todas as populações para que respeitem escrupulosamente as normas em vigor em torno das instalações militares de forma a evitar situações lamentáveis no atual contexto de difícil segurança”, refere o comunicado de imprensa.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR 01 agosto 2023