Agência Panafricana de Notícias

Thabo Mbeki cria fundação

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- O antigo Presidente sul- africano, Thabo Mbeki, lançou em Joanesburgo a sua fundação, com o objetivo de fazer do século XXI "o século de África", na presença dos ex-chefes de Estado ganense, John Kufuour, e moçambicano, Joaquim Chissano, e do ex-primeiro-ministro italiano, Romano Prodi.
Estiveram igualmente presentes na cerimónia decorrida domingo o professor universitário de renome Mamphela Rampela e Graça Machel, esposa do ex-Presidente sul-africano, Nelson Mandela.
"Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso poder para contribuir para a realização do sonho das massas africanas de fazer delas atores em vez de objetos da história, a fim de concretizar o renascimento de África e garantir que o século XXI seja o de África", declarou Mbeki.
Preconizou o prosseguimento dos esforços a favor da paz e da estabilidade, da emanciapção e da autonomização das mulheres para que África ocupe a posição que lhe cabe no concerto das nações.
"Espero sinceramente que o que nós estámos a fazer hoje, ou seja o lançamento da Fundação Thabo Mbeki, servirá igualmente para reafirmar que África continua a renascer das suas cinzas", sublinhou o ex- Presidente sul-africano.