Testes rápidos da covid-19 chegam a São Tomé e Príncipe
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - São Tomé e Príncipe recebeu quinta-feira um lote de testes rápidos da covid-19, encomendados à indústria farmacêutica da alemã e transportados num avião proveniente da África do Sul, soube-se de fonte oficial, em São Tomé
Pela sexta vez consecutiva no cumpirmento do Estado de Emergencia, decretardo pelo Presidente são-tomense, o espaço aéreo foi reaberto para receber os testes rápidos de despistagem da covid-19 cujas quantidades não foram precisadas.
Chegados ao país cerca de um mês após a sua encomenda, os testes eram o único material médico de que o sistema nacional de saúde não dispunha e que a Ordem dos Médicos reclamava.
Segundo o ministro são-tomense da Saúde, Edgar Neves, o número elevado de encomendas de testes rápidos à indústria farmacêutica alemã está na base da demora na chegada do material ao país.
Antes de chegar a São Tomé e Príncipe, o material esteve em Portugal num ponto de busca determinado pelas autoridades portuguesas.
Desde a declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), São Tomé Príncipe registou quatro casos positivos da doença sem sintomas, cujos portadores estão sob vigilância sanitária.
No quadro do protocolo sanitário, o Governo enviou para contra-análises amostras de 80 pessoas a um laboratório, na Guiné Equatorial, cujos resultados ainda são desconhecidos.
As amostras são de pessoas suspeitas que estiveram em quarentena durante 15 dias e provenientes de países de risco como Portugal, Gana e Camarões.
-0- PANA IZ/RMG 17abril2020