Testes de turistas portuguesas em Cabo Verde dão negativo para Covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - As análises às duas turistas portuguesas em isolamento, desde quarta-feira, na cidade da Praia, em Cabo Verde, deram negativo para o novo coronavírus (Covid-19), apurou a PANA esta sexta-feira na cidade da praia.
Em declarações à imprensa, o diretor nacional de Saúde de Cabo Verde, Artur Correia, confirmou que os testes, mandados efetuar no Instituto Ricardo Jorge, em Portugal, “vieram negativos".
As duas turistas portuguesas, de 32 e 26 anos, que chegaram domingo à capital cabo-verdiana, provenientes da cidade portuguesa do Porto, tinham contactado na quarta-feira a Linha Verde 8001112, criada para o efeito, depois de apresentarem sintomas que condiziam com a possibilidade de estarem infetadas com o Covid-19.
De imediato, como referiu Artur Correia, foram acionadas as equipas sanitárias que conduziram as duas mulheres para o Hospital Agostinho Neto, na capital cabo-verdiana, onde ficaram em isolamento.
Entretanto, as autoridades sanitárias cabo-verdianas aguardam agora o resultado, a partir de Lisboa, das análises ao terceiro caso suspeito anunciado no balanço de quinta-feira.
Trata-se de um cidadão cabo-verdiano de 49 anos de idade que chegou à ilha de São Vicente proveniente de Roma, Itália, e que está em isolamento no Hospital Batista de Sousa, no Mindelo, desde quarta-feira.
O diretor nacional de Saúde Pública não esclareceu se, além deste caso, que aguarda o resultado das análises mandadas efetuar também em Portugal, há registo de novos suspeitos, em Cabo Verde.
Artur Correia garantiu que, a partir desta sexta-feira, 13, serão feitos balanços regulares sobre casos suspeitos de Covid-19, no território.
Até ao momento, Cabo Verde não registou qualquer caso confirmado do Covid-19, provocado por um novo coronavírus e que foi elevada à classificação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
-0- PANA CS/IZ 13março2020