Testes de covid-19 e vacinação em queda na Guiné Conakry, diz ANSS
Conacri, Guiné (PANA) - Num relatório publicado na quinta-feira e consultado pela PANA,
A Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS) na Guiné denunciou "um desamparo espectacular" dos testes COVID-19 e da vacinação no país, segundo um relatório publicado quinta-feira e consultado pela PANA.
A estrutura de vigilância sanitária diz ter registado uma queda de cerca de 50 por cento nos testes covid-19 e 60 por cento das vacinas, dispondo atualmente de 300.000 testes de diagnóstico rápido e de 1.162.681 doses de vacinas disponíveis.
A junta militar, que tomou o poder domingo último, renovou, quarta-feira, rapidamente medidas sanitárias salientando que, com base nos dados fornecidos pela ANSS, a transmissão da doença permanece muito ativa no país com uma taxa positiva de mais de 5 por cento, ou 5.000 casos por 100.000 habitantes.
Assim sendo, apelou ao respeito pelas medidas decretadas por proemissionais de saúde para conterem a doença, cujo primeiro caso foi descoberto no país em março de 2020.
Além disso, o Governo americano anunciou recentemente que iria libertar, através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), uma ajuda de emergência de 2,7 milhões de dólares americanos no quadro du American Rescue Plan (Plano de Salvamento Americano).
Este envelope será utilizado para apoiar o desdobramento das vacinas covid-19 e reforçar a comunicação em domínio matéria de saúde pública para lutar contra a desinformação e encorajar esforços contínuos para a fim de mitigar a propagação da covid-19.
-0- PANA AC/JSG/DIM/DD 10setembro2021