Teste a turista inglês revela primeiro caso positivo de Covid-19 em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde acaba de registar o seu primeiro teste positivo ao novo coronavírus (Covid-19) na pessoa de um turista inglês de 62 anos, hospedado numa unidade hoteleira na ilha da Boa Vista, apurou a PANA de fonte oficial
Todos os ocupantes do hotel em causa (hospedes e funcionários) foram de imediato colocados em quarentena, estando as referidas instalações vedadas com forças de segurança e ninguém pode sair ou entrar sem a autorização das autoridades competentes.
Um comunicado oficial explica que o doente chegou à ilha turística da Boa vista, a 09 de março corrente e, sete dias depois, “iniciou um quadro respiratório, com tosse e febre”.
À hora da divulgação do o comunicado (22:30), o paciente encontrava-se "clinicamente estável" e a receber todos os cuidados necessários, para evitar novos contágios e promover a sua total recuperação, indica o documento assinado pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.
Na nota, o Governo de Cabo Verde garante que todas as medidas de gestão deste novo momento, com a confirmação de um caso positivo, "foram ativadas e contamos com o cabal cumprimento por parte dos cidadãos e das instituições, para travarmos a propagação do coronavírus nas nossas Ilhas”.
O documento refere ainda que os testes aos casos suspeitos, nas ilhas de Santiago (2), Sal (2) e Santo Antão (1) deram resultado negativo.
Segundo ainda o comunicado, o Governo de Cabo Verde comprometeu-se a fazer o acompanhamento "constante, sério e detalhado" da situação do país, em todas as ilhas, no que diz respeito à pandemia do coronavírus.
“Comprometemo-nos a manter a população informada da situação epidemiológica do país e a divulgar o ponto da situação, sempre que novos dados o justificarem”, assegurou o ministro cabo-verdiano da Saúde.
Face ao risco da pandemia de Covid-19, desde quinta-feira, por decisão do Governo cabo-verdiano, e pelo menos até 09 de abril, estão proibidas as ligações aéreas oriundas de 26 países, incluindo Portugal e Brasil.
O Governo avançou ainda com um plano de contingência com fortes medidas de proteção e restrições, como o encerramento dos bares e restaurantes às 21:00 horas locais e a proibição de visitas a lares e aos centros de pessoas de terceira idade, às prisões, aos hospitais e a outros estabelecimentos de saúde.
Estas medidas, que incluem ainda a antecipação para 23 de março do início das férias escolares da Páscoa, vão estar em vigor por um período de pelo menos 30 dias.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 235 mil pessoas em todo o Mundo, das quais mais de nove mil 800 morreram.
Das pessoas infetadas, mais de 86 mil 600 recuperaram da doença.
-0- PANA CS/IZ 20março2020